Da Verdade ao Engano - Como?

“...todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.” (2 Tessalonicenses 2:10 NVI)

Nesta passagem forte, Paulo fala sobre pessoas caindo nos muitos enganos por não amarem suficientemente a verdade que os poderia salvar. Que verdade é esta e onde podemos achá-la?

Jesus, orando ao Pai pelos discípulos, disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

A Palavra de Deus é a verdade. Vamos ser sinceros – temos amado a verdade? Não há nada de amor em jogá-la num canto e deixar empoeirando até o próximo domingo. Se não temos o hábito, e até o desejo, de estar com esta Palavra diariamente, por mais justificativas que possamos dar, não a amamos. Talvez possamos justificar que não temos tempo. Amar é colocar prioridade naquilo que se ama – qual é a prioridade da Palavra na nossa vida? Amá-la também é aceitá-la. Quando vem um mandamento difícil será que aceitamos e buscamos nos adequar ou é mais fácil dar uma razão que justifique e pensar que Deus não vai se importar?

“Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira.” (2 Tessalonicenses 2:11 NVI)

O resultado não é mais surpreendente quanto o fato que levou a isso. Se não valorizamos a verdade, Ele nos permite que admiremos a mentira!

“e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.” (2 Tessalonicenses 2:12 NVI)

E o resultado é a condenação. Diz também que tiveram prazer na injustiça...

“Toda injustiça é pecado” (1 João 5:17a)

“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4)

Se toda injustiça é pecado, e todo pecado transgressão ou quebra da lei, ter prazer na injustiça é o mesmo que gostar de quebrar a lei de Deus. A consequência é que quem não amar a Palavra vai acabar nisto - achando que está agradando a Deus quando na verdade está quebrando a sua lei. Que trágico! Por isso Jesus diz que haverá tristes surpresas no dia do juízo (Mateus 7:22,23).

Amemos a verdade que é a Palavra de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário