Caprichos e paixões

"Vos estáveis mortos por vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo a maneira de viver deste mundo, sob o espírito que atua nos filhos rebeldes. Antigamente todos nós éramos como eles. Vivíamos nos desejos da carne, satisfazendo seus caprichos e paixões. Éramos por natureza como os outros, destinados à ira" Ef 2:1-3

No início do segundo capítulo da carta aos efésios, Paulo define bem duas categorias de homens: os que andam na Verdade e deixaram "a maneira de viver deste mundo" e os que permaneceram "satisfazendo seus caprichos e paixões".

Todo homem precisa deixar de viver em oposição a Cristo. Essa passagem da mente carnal para a mente espiritual é o mais fantástico fenômeno possível. É nele que se concentra Paulo aqui. Ele diz que os cristãos estavam mortos por conta do pecado e da nossa vida de outrora, de inimizade com o Senhor. Mais adiante ele explode em alegria pois em Cristo Jesus somos ressuscitados nos assentando nos céus e inaugurando uma nova vida.

Quanto devemos ao Senhor por termos podido deixar os caprichos e as paixões deste mundo para viver em comunhão com Ele, como filhos da Luz.