Lições de Provérbios 22

"A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro" Versículo 1

A boa reputação a que se refere o provérbio nada tem a ver com a fama e o sucesso impostos como padrão de felicidade pela mídia e pela "engenharia" dos que determinam uma conduta social alienada de Deus. Trata-se de algo muito mais profundo que a mera exibição de vaidades e da frivolidade predominante na sociedade multimidiática. Desfrutar de boa estima é o resultado de nosso compromisso em servir ao Senhor. Este deve ser o parâmetro a determinar se uma pessoa tem boa reputação ou não.


"A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida" Versículo 4

Aí está o caminho para se obter riqueza, honra (a boa reputação) e a vida. Estes valores vêm de nossa postura perante o nosso Senhor e Salvador. Uma vida dedicada ao Cristo que morreu por nós na Cruz é uma vida de humildade. Não há como servir a Ele e ser arrogante, vaidoso e buscador de glórias pessoais. O verdadeiro servo espera em Deus, consulta a Deus e através desse serviço obtém a recompensa. Vale lembrar que Deus nos dá muito mais do que necessitamos e que a riqueza mencionada neste versículo nada tem a ver com a cobiça e a ganância por mais e mais bens que prevalecem inclusive no meio religioso dos dias de hoje.

"O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" Versículo 7

Hoje, os ricos podem ser os bancos e as instituições de crédito que escravizam clientes que lhes tomam emprestado a juros altíssimos. O verdadeiro cristão deve viver pagando pelas coisas à vista. Ou comprar a prazo desde que em prestações que possam caber em seu orçamento. Quem usa o chamado cheque especial vive usando dinheiro que não é seu e sim do banco. E paga um preço alto por isso, literalmente. Se você ainda não consegue viver sem tomar dinheiro emprestado, faça disso uma meta em sua vida e livre-se dessa escravidão

* Versão utilizada da Bíblia: NVI

Cuide do seu corpo

"Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo." (Efésios 5:29,30)

No Novo Testamento, o conjunto de cristãos chama-se igreja - vale ressaltar que é a parte humana, não o local de reuniões. A igreja é comparada a um corpo; o cristão individual, como um dos membros deste corpo.

Fisicamente falando, a não ser que haja um problema grave no corpo, um braço não anda dando socos no próprio rosto ou o corpo não fica parado quando percebe que algum membro está se destruindo. Não. Antes, quando um membro se machuca, todo o corpo age de modo a restaurá-lo. Se minha mão se queima, automaticamente a boca assopra, a outra mão busca um curativo e etc. Se piso num prego, a canela não vai ficar parada só porque não a está afetando diretamente. O que acontece quando membros de uma igreja não se importam uns com os outros? Algo de grave está acontecendo com este corpo.

Como este corpo é espiritual, o que pode matar este corpo é o pecado (Romanos 6:23). Como pode, um membro da igreja, que é um mebro do corpo, se envolver em pecado e o corpo não fazer nada? O membro está morrendo, ninguém vai remediar? Tudo bem, o remédio pode doer, mas se não o fizer, logo logo vai virar uma gangrena que vai afetar outras partes do corpo (Gálatas 5:9).

Entretanto, alguns membros receiam ouvir: "Cuide de sua vida!". Neste caso, falta a percepção de que o corpo é a vida dele! Ele está cuidando! Estranho seria se não fizesse nada.

Mas se aquela igreja, o corpo, não fizer nada? Não se preocupe, tenha certeza que um membro vai fazer - O Cabeça (Efésios 5:23), embora será preciso amputar do pescoço para baixo, como Ele mesmo disse:

"E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno". (Mateus 5:30 NVI)