Destruindo Satanás sendo apenas Cristão

"Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém. E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhes fazer os preparativos; mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jesursalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?" Mas Jesus, voltando-se os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens mas para salvá-los", e foram para outro povoado" Lucas 9:51-56


No relato acima de Lucas, vemos Jesus indicando aos apóstolos como os cristãos devem lidar com opositores e inimigos. Na concepção deles, seria normal vingar-se dos samaritanos que repeliram Jesus pelo fato de ele estar em viagem para a Jerusalém dos adversários judeus. 

A natureza cristã, que dá a outra face e que perdoa os inimigos, é a mesma com que iremos derrotar Satanás e o ciclo de violência e vingança iniciado com o assassinato de Abel. Toda vez que perdoamos um ofensor, derrotamos o Mal e o Acusador, dissolvendo em nós mesmos o pecado e devolvendo Amor ao ódio recebido.

Foi assim que Jesus agiu no famoso caso da mulher adúltera que ia ser apedrejada por uma multidão. Naquele episódio descrito em João 8, Jesus dissolve a massa acusadora, faz os homens confrontarem-se com seus próprios pecados e livra a pecadora da morte. A natureza cristã não é vingadora e acusadora. Ela desfaz o ciclo de violência e deixa ao Pai a tarefa de julgar os homens.

Não nos esqueçamos, portanto, de que não podemos agir como os malfeitores, os ofensores ou os vingadores. Nossa natureza é diferente da deles pois nosso modelo de conduta é o Cristo que veio para salvar e não para destruir. O verdadeiro cristão ama seus inimigos. E Satanás odeia isso.