Rebeldes ou obedientes?

"Pensai nas coisas do Alto e não nas coisas da terra" 
 Colossenses 3:2

"Dessas coisas é que provém a cólera de Deus sobre os filhos rebeldes"
Colossenses 3:6


Ninguém gosta de ouvir outras pessoas dizerem o que temos de fazer em nossas vidas. Somos naturalmente rebeldes e preferimos fazer as coisas do nosso jeito mesmo sabendo que elas podem nos prejudicar. A nós e os outros que dependem do acerto ou do erro de nossas decisões. E às vezes o fazemos por birra, por uma incontrolável mania de reafirmar nossa independência perante à família, o governo e à sociedade que nos circunda.

Além disso, a mídia e os amigos em geral incentivam a liberdade necessária para sermos egoístas perfeitos. Para fazermos o que convém em primeiro lugar a nós mesmos. Passe numa livraria e veja a quantidade de livros de auto-ajuda. O nome já está dizendo: a literatura serve para que você aprimore o dom do egoísmo. Cuide de si mesmo, antes de mais nada.

Nos programas de televisão é a mesma coisa. Você precisa cuidar da sua saúde, da sua vida. Casou e está com problemas no casamento? Não tem problema. Separe-se e vá curtir uma nova vida de solteiro. Você tem direito a ser feliz, não é mesmo?

Apenas corações arrependidos e genuinamente dispostos a fazer a vontade do Senhor têm ouvidos para ouvir o Evangelho e para aceitar as implicações de servir a Cristo. Que são justamente o contrário das mensagens incetivadoras do egoísmo. O Evangelho é a mensagem da Salvação e é a Verdade. Fora dele fazemos o que bem entendemos, inclusive adorar outros deuses, seguir filosofias, idolatrar anjos ou simplesmente não crer em nada.

Precisamos entender o Evangelho de Cristo como o único caminho pelo qual vale a pena trafegar. Não para buscar bênçãos materiais ou consolo dos nossos fracassos pessoais mas para entender o que é servir o Criador ao invés de servir você mesmo, criatura dele.

Como diz Paulo, precisamos pensar nas coisas do Alto e isso significará olhar para o Reino de Deus tirando o nosso foco na interminável sucessão de busca por coisas da terra. É nisso que se insere a obediência ao Senhor, não agindo mais por conta própria mas movido pelo Amor de Deus. A verdadeira liberdade é ser escravo desse Amor.

Se alguém lhe propuser um exame autêntico do Evangelho, aceite o desafio. Deixe que a Palavra de Deus tome conta de sua vida. Aceite o aconselhamento do Senhor livrando-se das próprias opiniões e das próprias decisões que visam apenas o conforto do nosso Eu. Ele nos deixou sua Palavra. É ela e apenas ela que deve guiar nossas vidas.