O problema de Nicodemos é o nosso problema

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus." João 1:12-13

"Ele veio a Jesus, à noite, e disse: 'Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele'. Em resposta, Jesus declarou: 'Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo'. Perguntou Nicodemos: 'Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!' Respondeu Jesus: 'Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.'"
João 3:2-7

Um dos homens mais respeitados entre os judeus, uma autoridade, um mestre da Lei, um fariseu. Nicodemos era tudo isso e por causa disso poderíamos supor que ele teria condições de compreender Jesus. Um diálogo entre os dois discorreria em alto nível. Mas não foi o que aconteceu. Nicodemos não entendeu as palavras de Jesus no que diz respeito às obrigações necessárias para que façamos parte do reino de Deus. E elas são tão simples...

Nicodemos não compreendia o que Jesus estava querendo dizer com a necessidade de "nascer de novo" para ganhar o reino dos céus e tornar-se filho do Senhor. Ele raciocionou como homem carnal. Afinal, há uma impossibilidade física em retornarmos, já depois de nascidos, ao ventre materno.

Jesus, porém, falava do nascimento espiritual. O que significa na morte do velho homem, nascido na carne e da vontade da carne para o advento de uma nova criatura, esta nascida de Deus.

Mas o que devemos fazer para nascermos de Deus? Há alguma mágica nisso? Não. Esse novo nascimento está implícito no ato de acreditar no testemunho do Cristo. De reconhecê-lo como a Verdade que nos libertará da morte eterna. E de obedecê-lo. Jesus veio para o meio de sua criação e ela o rejeitou. Mas, em compensação, aos que crerem Ele os receberá como filho. Eis a nova criatura nascida de Deus, o filho gerado por ele em Espírito e em Verdade. E isso a partir da fé Naquele que nos gerou como suas criaturas.

Nicodemos não entendeu. Milhares continuam sem compreender ou sem querer entender. Morreremos como filhos da vontade da carne ou morreremos para ressuscitar para a Vida Eterna como filhos do criador. O que decidiremos? Esta pergunta advém de um problema que Nicodemus sequer soube entender nem, portanto, resolver. O problema de Nicodemus é o nosso problema. Como o resolveremos?