Um exemplo foi deixado. Nós o praticamos?

"Para isto fostes chamados, pois também Cristo sofreu por vós e vos deixou o exemplo, para que sigais os seus passos" 1 Pedro 2:21

Talvez o versículo acima seja um dos mais bonitos do Novo Testamento. Ele fala numa convocação para que santifiquemos nossa mente e nosso comportamento, tendo Jesus Cristo como o modelo absoluto. E isso olhando para o sofrimento do Filho, suportado em nosso favor, pecadores.

Não precisamos lembrar das humilhações, zombarias e de todo o cruel martírio pelo qual nosso Salvador passou para nos beneficiar com a remissão dos nossos pecados.

E sabemos também que nada podemos fazer para mérito nosso em retribuição ao Cristo Redentor. Ele nos chama, porém, como diz Pedro, a seguir seus passos. Tendo sido agredido, não retrucou. Tendo sido atacado, suportou.

Agora uma reflexão. Temos agido em conformidade ao modelo de Cristo? Temos de fato suportado as opressões da mesma maneira que Ele as suportou? E da mesma forma que Ele, tendo feito o bem e recebido em troca o mal, aceitamos os fatos?

Não devemos, portanto, esquecer que para seguir os passos de Jesus, copiar seu modelo, precisamos Amar mesmo nas mais adversas circunstâncias. De que adianta retribuir o Bem apenas quando recebemos o Bem? Isso em nada nos distingue dos que amam de forma carnal. A verdadeira prova que apontará a autenticidade do nosso comportamento cristão está em devolver o Bem aos que nos tratam maldosamente.