Comentário do Blog

De D. Martin Lloyd-Jones, em sua histórica análise do primeiro capítulo da carta aos Romanos:

"A essência do pecado consiste em não glorificar a Deus...O homem foi feito para glorificar a Deus"

Comentário: Você pode fazer tudo certinho na vida. Mas se não usar sua própria existência para servi-LO, de nada adiantará essa honestidade. As pessoas acham que agradam a Deus agindo corretamente na vida. Triste engano. É preciso mais que isso. É preciso adorá-LO.

"Os místicos, vocês veem, não somente creem em Deus. Eles sabem, eles acreditam...ter uma experiência de Deus. Mas geralmente, o problema deles é que pensando que isso é possível, eles o buscam sem o Senhor Jesus Cristo"

Comentário: Conheço muitas pessoas que acreditam no "Universo", numa "força maior" , num "Criador". Sabem e estão convictas de que tudo foi criado. Mas não dão o passo além, o fundamental passo além: crer e ser obedientes ao Evangelho de Cristo. Ficam, portanto, no meio do caminho. O problema é o meio do caminho leva à morte.

"Noutras palavras, ao invés de aceitarem o Evangelho, tornaram-se sábios"

Comentário: Aqui está o problema fundamental da Humanidade, resumido por Paulo. Nosso orgulho nos impede de aceitar a Revelação. Tornamo-nos loucos por causa disso, ignorando em vida a Salvação possível pela Cruz. Preferimos nossas descobertas, complexas, à simplicidade do Evangelho.

Intimidade com Deus

Ouve-se muito falar nos dias de hoje em intimidade com Deus, mas poucos parecem realmente ouvir o que Deus fala a respeito. O que Deus diz sobre ter intimidade com Ele?

"Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus" (3 João 1:11b).

"Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu" (1 João 3:6). A seriedade com que você trata o pecado diz muito sobre o seu amor a Deus. O pecado é uma coisa sem importância para você? Então você nunca conheceu a Deus. Se você pensa: "Ah, Deus não vai se importar com isso" ou "Quem nunca fez isso, ou aquilo?" é bem provável que você nunca O conheceu de verdade.

Existe pecadinho? Jesus disse: "Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus" (Mateus 5:19). O princípio aqui é que Deus se importa com as minúcias. Se você não se importa com cada mínimo detalhe que possa desagradar a Deus, você será considerado pequeno demais para o reino dos céus.

"...porque o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Que lei? Paulo diz: "...não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo" (1 Coríntios 9:21). Também: "...e, assim, cumprireis a lei de Cristo" (Gálatas 6:2). Jesus disse: "...ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:20). Há uma terrível condenação para quem não obedece a lei de Cristo: "...quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus" (2 Tessalonicenses 2:8,9)

"Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho" (2 João 9 NVI). Você já inventou regras que não estão na Bíblia? Você segue regras de Pastores que não se acham na Palavra? Então você foi além do ensinamento de Cristo, perdeu sua comunhão com Deus.

"E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele" (1 João 3:24a). Tem muitas pessoas que vivem guardando posses, status, prazeres e quase nunca têm tempo para guardar a Palavra no coração estudando, meditando, e pondo em prática.

"Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade" (1 João 2:3,4).

Por que temos muito cuidado em agradá-lO? "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14:15 NVI).

Alguns pensam: "Ah, os mandamentos, a Palavra eram para aqueles tempos, hoje vivemos no tempo da graça", Jesus disse: "Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia" (João 12:48 NVI). Em quem você vai acreditar? Em Jesus que diz que a Palavra Dele vai te julgar no último dia, ou nas pessoas que buscam desculpas para não obedecer?

"Sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14b NVI). A base para a intimidade é o amor que se expressa pela obediência. Que todos obedeçam!

Cristianismo de Facilidades?

"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23)

Diferentemente da maioria de religiões do mundo, o verdadeiro cristianismo é extremamente exigente. Geralmente, as demais religiões têm como foco a felicidade e o prazer do homem, mas o cristianismo exige nada menos que - total serviço. O verdadeiro cristianismo não vai te deixar em paz enquanto você não estiver se entregado por completo. É por isso que muitos pastores hoje em dia estão largando a Bíblia por mensagens que atraem mais as pessoas: "nada de exigências, nada de rigor, nada de cruz, só bençãos!"

Qualquer pessoa que com sinceridade buscar a vontade de Deus nas Escrituras verá que o preço é alto, mas não mais alto do que o preço que resultará da desobediência (2 Tessalonicenses 1:8,9).

Vejamos o que o Senhor nos diz sobre ser crente:

"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:33). Estaríamos dispostos a abrir mão de tudo por Ele, Inclusive nossas próprias preferências, saúde, sucesso e prazeres? Enquanto todos estão acumulando suas riquezas, estaríamos dispostos a nos contentarmos com o pouco que temos para sobrar tempo para acumular conhecimento Bíblico? Temos tempo nessa vida corrida para orar? E quando vemos que o que a Bíblia diz vai contra a tradição, temos coragem para nos posicionar a favor das Escrituras?

"Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26). Qualquer coisa valiosa como família, amizades e até o próprio "ego", tem que está num nível bem abaixo em nossas prioridades do que o serviço ao Senhor.

Alguém pode dizer: "Nossa, Deus não é assim não. O meu Deus é diferente. É Deus de amor. Eu creio nisso". Você pode não gostar, mas esse é o único Deus que existe. Pode não acreditar, mas Esse é que está revelado nas Escrituras. Pode não acreditar em tudo que diz nas escrituras, mas:

"Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia" (João 12:48 NVI)

Que o Senhor nos ajude a não nos enganarmos quanto a isso.

Da Verdade ao Engano - Como?

“...todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.” (2 Tessalonicenses 2:10 NVI)

Nesta passagem forte, Paulo fala sobre pessoas caindo nos muitos enganos por não amarem suficientemente a verdade que os poderia salvar. Que verdade é esta e onde podemos achá-la?

Jesus, orando ao Pai pelos discípulos, disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

A Palavra de Deus é a verdade. Vamos ser sinceros – temos amado a verdade? Não há nada de amor em jogá-la num canto e deixar empoeirando até o próximo domingo. Se não temos o hábito, e até o desejo, de estar com esta Palavra diariamente, por mais justificativas que possamos dar, não a amamos. Talvez possamos justificar que não temos tempo. Amar é colocar prioridade naquilo que se ama – qual é a prioridade da Palavra na nossa vida? Amá-la também é aceitá-la. Quando vem um mandamento difícil será que aceitamos e buscamos nos adequar ou é mais fácil dar uma razão que justifique e pensar que Deus não vai se importar?

“Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira.” (2 Tessalonicenses 2:11 NVI)

O resultado não é mais surpreendente quanto o fato que levou a isso. Se não valorizamos a verdade, Ele nos permite que admiremos a mentira!

“e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.” (2 Tessalonicenses 2:12 NVI)

E o resultado é a condenação. Diz também que tiveram prazer na injustiça...

“Toda injustiça é pecado” (1 João 5:17a)

“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4)

Se toda injustiça é pecado, e todo pecado transgressão ou quebra da lei, ter prazer na injustiça é o mesmo que gostar de quebrar a lei de Deus. A consequência é que quem não amar a Palavra vai acabar nisto - achando que está agradando a Deus quando na verdade está quebrando a sua lei. Que trágico! Por isso Jesus diz que haverá tristes surpresas no dia do juízo (Mateus 7:22,23).

Amemos a verdade que é a Palavra de Deus!