Renascimento

­ "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." João 3:5

Segundo Jesus não tem como alguém entrar no reino sem um nascimento da água e do Espírito. Então é muito importante entender o que é isto.

"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos as dias até à consumação do século" Mateus 28:18-20

Para alguém ser discípulo, um seguidor de Cristo, é necessário ser batizado e se comprometer a guardar tudo que Jesus tem ensinado. Esse batismo é a imersão em água para o perdão dos pecados (Atos 2:38). Guardar tudo que o Senhor tem ordenado é o outro passo no sentido de ser um discípulo. As palavras de Jesus são espírito e vida (João 6:63). No nascimento espiritual, guardar as palavras de Jesus é imprescindível!

"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." Marcos 16:16­

Para ser salvo é necessário fé na mensagem e ser batizado. Para ser condenado basta primeiramente não crer, pois obviamente sem fé ninguém vai crer que Deus opera no batismo o perdão dos pecados.

­ "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." 

A nova vida em Deus só começa depois de, pela fé nas palavras de Jesus, morrer para os pecados e ser batizado para o perdão dos mesmos! Em outras palavras, é uma nova vida espiritualmente voltada para Deus que começa ao levantar das águas do batismo.

Sede santos, porque eu sou santo, diz o Senhor

"Não pretendo dizer que já alcancei a meta e cheguei à perfeição. Mas eu corro para alcançá-la uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, consciente de não tê-la conquistado ainda, só procuro uma coisa: esquecendo o que fica para trás, lanço-me em perseguição do que fica para frente. Corro para a meta, para o prêmio celeste, para Deus que nos chama em Cristo Jesus." Filipenses 3:12-13

Qual a meta da maioria das pessoas: ser feliz? Ter um bom emprego? Ter o reconhecimento das pessoas de que somos inteligentes e competentes? Uma viagem à Índia para uma temporada espiritual? Quem sabe a compra de um apartamento em que poderemos decorá-lo para exibi-lo às pessoas que nos visitam...Isso tudo podemos ter. Mas há, porém, uma meta superior e a única pela qual vale a pena viver correndo atrás: a nossa santificação, a nossa separação da corrupção do mundo. Afinal, "sede santos porque eu sou santo diz o Senhor" (1 Pedro 1:16).

Acontece que para boa parte da humanidade essa meta sequer é reconhecível como meta. Primeiro é preciso "negar-se a si mesmo", fraturar o Ego para que nossas aspirações mudem de tom. Porque o modo natural do nosso comportamento é: "primeiro eu, segundo eu e depois eu". Precisamos viver sob outra oração: "Primeiro Deus, segundo Deus e depois Deus". Sem essa transformação, continuaremos ambicionando bens, perseguindo a frivolidade e os prazeres transitórios porque, afinal, "primeiro eu, segundo eu e depois eu".

Por isso a Vida Eterna é motivo de chacota para as pessoas. Elas não conseguem entendê-la como Alvo porque não servem ao Senhor e sim a si mesmos. Daí as coisas do mundo terem tanta importância para elas e daí seres humanos serem transformados em "mestres", em "gênios" numa mútua adulação permanente em que os egoísmos são exaltados ao invés de reprimidos.

Qual a meta você prefere perseguir? A que acaba por te exaltar ou a que exalta o Criador?