Cristãos Não-denominacionais?

Pedro, Paulo e outros discípulos do primeiro século eram cristãos, mas eles eram membros de alguma denominação? Nenhuma mesmo! A divisão denominacional, tal como a conhecemos, não existia no primeiro século. Todos os cristãos estavam em um corpo, da igreja que pertence a Jesus (Mateus 16:18; Efésios 4:3-6). Cristãos do primeiro século eram membros da igreja de Jesus, mas não membros de qualquer denominação. Por que você e eu não podemos fazer o mesmo nos dias de hoje?

Jesus está na verdade satisfeito com a existência de tantas denominações diferentes? Claro que não! Em João 17:20,21, Jesus orou a respeito daqueles que nEle crêem, "que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti". No denominacionalismo hoje, todas as pessoas são um como o Pai e o Filho são um? Certamente que não.

Então, como podemos ser apenas cristãos hoje sem contribuir para a divisão denominacional? Bem, como é que as pessoas faziam isso no primeiro século? Eles obedeceram os ensinamentos de Jesus dados no evangelho. A obediência ao evangelho limpou-os do pecado e, em seguida, o Senhor acrescentava-lhes a Sua igreja (Atos 2:36-41,47). Se você e eu seguimos o mesmo evangelho, não será a mesma coisa a acontecer com a gente (veja Atos 2:39)?

Mas suponha que em vez disso, você segue algum manual de doutrinas e normas humanas, credos, “colégio de bispos”, sínodo, ou a lei da igreja de alguma denominação, etc. O que então nos tornamos? Gostaríamos de tornar-se membros daquela denominação X, certo? ou, se seguimos as leis de alguma outra denominação, nos tornaríamos membros desse segmento para participar do rol de membros, receber uma carteirinha, etc.?

No entanto, seguindo apenas o Novo Testamento é que nos fará simplesmente filhos de Deus, assim como o fez no primeiro século (1 Pedro 1:22,23; Gal 3:26,27).

Doutrinas denominacionais gera membros denominacionais. O Novo Testamento gera apenas cristãos convertidos ao Senhor.

Que Deus nos livre a cada dia, nos ajudando a perseverar na fé.