Lembranças

Eclesiastes 7:9 NTLH - “Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente.”

O Pregador em Eclesiastes adverte a tomar cuidado com as lembranças do passado. Geralmente temos a tendência de lembrar de coisas que passaram apenas recordando dos bons momentos, e muitas vezes ignoramos as dificuldades e tristezas daquela realidade. Em muitas dessa vezes, as lembranças do passado age como um enganador te impedindo de viver agora e projetar o futuro.

Vejamos alguns exemplos, de como as lembranças chegaram a ser trágicas para um povo que tinha grandes expectativas:

Os Israelitas

O povo de Israel apesar de ser pequeno, fraco e mais novo do que os demais, tinha uma grande expectativa em relação a um futuro próspero. Deus os libertou da escravidão egípcia por meio do Moiséis operando grandes maravilhas, abriu um mar por causa desse povo e aniquilou com a grande potência da época que era o Egito. Esse povo teve uma promessa de chegar a uma terra que manava leite e mel, contudo esse eles frequentemente reclamavam do presente, lembravam do passado e esqueciam-se do futuro. Para que eles chegassem à grande benção, teriam que atravessar um deserto, mas depois de um tempo a única coisa que eles enxergavam era as dificuldades e privações nesse caminho. 

Números 21:5 NTLH - “e começou a falar contra Deus e contra Moisés. Eles diziam: —Por que Deus e Moisés nos tiraram do Egito? Será que foi para morrermos no deserto, onde não há pão nem água? Já estamos cansados desta comida horrível!”. Veja 16:13, até sugeriram que Moisés estivesse guiando-os para a morte, não à vida!

Foi a essa altura que as lembranças serviram de grande tropeço para esse povo.

Números 11:5,6 - “Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.”
                            
E qual era a realidade daquelas lembranças?

Êxodo 1:13,14 - “E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza."

2:23 - “Alguns anos depois o rei do Egito morreu, mas os israelitas continuaram gemendo por causa da sua escravidão. Eles gritavam pedindo socorro, e os seus pedidos chegaram até Deus.”

O que aconteceu aqui? Um povo que só se amargava por causa da opressão e tirania dos egípcios, suspiravam e gemiam buscando alívio, quando chegaram a ter a tão sonhada liberdade, no meio do caminho para uma vida melhor, começaram a desejar a voltar para onde tinham saído. E o pior, desejaram voltar para uma realidade em que a opressão os aguardava! Lembraram de alguns momentos bons, como peixes e melões, mas não lembravam do preço que era pago para tê-los e como viviam naquela situação.

E nós, será que somos tão diferentes deles?

Será que ficamos constantemente lembrado de situações ruins nas quais vivemos anteriormente apenas por causa de alguns prazeres vividos? Será que a lembrança não nos impede de seguir em frente rumo a uma situação melhor? E no 'agora', será que não estamos melhor? Vamos pensar um pouco.

1. No namoro. Muitas vezes as lembranças dum namoro antigo no qual tivemos bons momentos mas que a situação em geral era ruim, nos faz lembrar daqueles momentos como “bons momentos” e esquecemos a realidade. De fato, terminou porque a situação não era boa para ambos. Mas observe como as lembranças até nos faz querer desejar em alguns momentos aquele antigo namoro.

2. Na vida profissional. Semelhantemente, lembranças de oportunidades e experiências passadas pode nos impedir de viver bem o presente e ainda prejudicar uma possível melhora no futuro. As lembranças pode nos paralisar.

3. Na vida numa antiga cidade. Mudanças não são fáceis para as pessoas. Às vezes a mudança de cidade pode ser triste para alguns. Lembranças da antiga cidade e dos relacionamentos com as pessoas podem impedir a nova vida nessa cidade e até o desenvolver de novas amizades.

4. E o mais importante – Na vida pecaminosa do passado. Para muitos cristãos que saíram da escravidão do pecado, olhar em volta e ver as milhares e milhares de almas se deliciando nos prazeres do pecado pode até ser martirizante e desestimulante. Novamente, contudo, ignorando a triste realidade, ficam presos às lembranças da vida de prazeres e libertinagem do passado, sufocando a força para viver no presente e menosprezando ou até ignorando a esperança no futuro, que é a glória eterna. Não percebem que os mundanos estão numa triste situação e que a morte é iminente para eles. Devemos ter cuidado com as lembranças!

A consequência de viver olhando para trás é que não percebemos o presente e nem nos interessamos por ele. O futuro passa a parecer irreal e até ameaçador.

Devemos avaliar bem a situação – AGORA. Para não cairmos no erro dos israelitas, não permitindo que nossas lembranças nos traiam e nos paralise, devemos avaliar bem qual é a nossa situação agora.

Efésios 2:12,13 NTLH - “Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus. Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz.”

Não tínhamos Deus; estávamos sozinhos no mundo; não tínhamos parte nenhuma em qualquer de suas promeças e alianças. AGORA formos trazidos para perto do próprio Deus!

Hebreus 13:5,6 NTLH - “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.” Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”

Nada mais agora faz importância! Nada mais merece a nossa atenção ou preocupação. Pois Ele disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei”! O que mais pode ser melhor e mais esperançoso do que isso?

Conclusão

Por melhor ou pior que tenha sido o passado, ele está num lugar inacessível – o passado. O passado não nos define, mas pode servir de referência. O fato é que antes de estarmos caminhando com Deus estávamos perdidos e sem esperanças, apenas vivendo para sermos iguais e aceitos pelas pessoas. Tínhamos um presente terrível e um futuro ainda mais. O futuro é a nossa expectativa, devemos fixar a mente no que virá depois para podermos suportar o caminho até lá (cf. Colossenses 3:1) e não nos distraírmos com o passado. E bastante importante é que é no AGORA que podemos fazer algo. É no presente que trilharemos os passos até Cristo. Podemos decidir ir pelo Caminho Estreito ou seguir pelo Caminho Largo que conduz a perdição (Mateus 7:13,14).

Não deixe as lembranças te impedir de seguir em frente!