Uma pergunta e uma resposta

"Ele porém respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" Lc 11:28

Depois de Jesus ter dito a Pilatos que Ele nasceu e veio ao mundo para dar o testemunho da verdade, o governador romano na Palestina perguntou: "o que é a verdade"? O Capítulo 18 de João onde esse diálogo pode ser lido não nos revela qual foi a resposta de Jesus. O evangelho conta que após essa pergunta, "Pilatos voltou aos judeus e lhes disse: eu não acho nele crime algum" (versículo 38). Por algum motivo, Pilatos não aguardou a resposta ou ela foi dada sem que chegasse até nós o seu conteúdo.

O importante, porém, é que podemos responder a Pilatos a partir das próprias Escrituras. Jesus em sua passagem pela Terra deixou vários ensinamentos a esse respeito. Afinal, o que é a verdade?

No capítulo anterior a esse, no mesmo evangelho de João, durante a oração que Jesus faz ao Pai em favor de seus discípulos, Ele diz: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (versículo 17). Se a palavra de Deus é a verdade, precisamos ouvi-la para que sejamos verdadeiramente filhos de Deus. Afinal "todo aquele que é da verdade ouve a minha voz". Em outras palavras, todos os que ouvem e seguem a verdade dita pelo Senhor (Pai e Filho) estão em comunhão com ele.

Portanto, a Palavra de Deus é a Verdade. E não basta para o cristão ouvi-la. É preciso guardá-la e praticá-la. Lembremos do que João em sua primeira carta fala: "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I Jo 1:6).

Verdade e Palavra do Senhor são sinônimos. Como responderemos a Jesus quanto a isso? Pilatos não quis ouvir o que é a verdade. E nós, estamos prontos para ouvir, entender e praticá-la?