Toda a Verdade

Pouco antes de Sua partida, Jesus disse algo: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade" (João 16:13a)

Primeiramente, vejamos o que é "A verdade".  Em João 17:17 vemos: "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade". Então, conclui-se que o Espírito guiaria a toda Palavra de Deus. Não a parte, mas toda.

Jesus disse isso a quem? Vemos que no contexto do Capítulo 13 ao 17 de João Jesus está em particular com seus discípulos. Então Jesus está falando que o Espírito Santo guiaria aqueles discípulos a toda a verdade da palavra de Deus.

De fato, num tempo depois o Espirito Santo veio aos apóstolos (Atos 2:4) e os guiou a toda a verdade, e graças a Deus essa verdade chegou até nós: "Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude" (1 Pedro 1:3)

Tiago a chama de Lei Perfeita: "Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita..." (Tiago 1:25). O que é perfeito é completo. Tudo que Deus fala aos homens está completamente revelado nas Escrituras.

E se alguém falar algo diferente, lembre-se de Gálatas 1:8, 9:  "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."