A verdadeira virada

"No sábado saímos para fora das muralhas, junto ao rio, onde pensávamos haver um lugar para a oração. Ali nos sentamos e falamos com as mulheres que se achavam reunidas. Uma mulher chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira e temente a Deus, escutava-nos com atenção. O Senhor lhe abrira o coração para aceitar as coisas que Paulo dizia" Atos 16:13-14

O Livro de Atos foi escrito por Lucas, um médico judeu que também é o autor do terceiro evangelho do Novo Testamento. No Livro de Atos, ele narra, dentre outros fatos, as viagens que Paulo fez como o evangelista dos gentios gregos, romanos e macedônios.

Na passagem acima, Lucas descreve como uma mulher chamada Lidia, na cidade de Filipos, na Macedônia, aceitou seus ensinamentos com humildade. Curiosamente, o narrador fala em como Deus "lhe abrira o coração".

Assim como Lídia, milhares de pessoas desejam sinceramente o arrependimento. Lucas diz que ela era "temente a Deus". Mas nem  todos nós conseguimos nos sobrepor ao desejos da carne e continuamos na fornicação ou na prostituição, na mentira e na corrida diária para saciar nossas próprias vontades. E isso mesmo tendo consciência de que estamos em frontal oposição aos desejos do Senhor para nossas vidas.

Pessoas nessa situação precisam orar para que Deus faça com elas o que fez com a comerciante de Filipos. Ele tem poder para abrir o nosso coração e botar nele o ímpeto necessário para nos curvar a sua vontade, entregando nosso corpo em sacrifício a Ele.

Temos aqui um motivo genuíno para orar na virada do ano, já que estamos às vésperas de 2012. Nada de pedir "bênçãos materiais". Um emprego novo, a compra de uma casa, uma viagem.  Precisamos orar para que Deus nos ajude a sermos humildes e para que aceitemos a sua vontade e não os nossos próprios desejos egoístas. Se for da vontade de Deus teremos tudo aquilo que necessitamos e almejamos. Ele nos entregará se assim o desejar porque Ele é fiel, justo e bom.

A verdade está em aceitar que Jesus é o Filho de Deus e que é a Ele que devemos honra e respeito. Pedir para que tenhamos fé a fim de obter coisas não deve ser o escopo dos desejos para o ano que vem. A verdadeira fé está em acreditar no Cristo e não naquilo que pretendemos realizar por nossa própria conta.

Anos terminam e começam. Não há nenhuma novidade no apagar do dia 31 e no acender das luzes da alvorada do dia 1. A única novidade terá sido aceitar que Ele é o nosso Salvador e Senhor. Se não nos arrependermos verdadeiramente, continuaremos presos às frustrações e aos anseios que preenchem o vazio nos corações a cada virada do ano.

Oremos para que Deus abra nossos corações e para que aceitemos a Verdade.