Rejeitar ou Amar

O que faremos com a Verdade da Palavra do Senhor?

Os líderes religiosos judeus a rejeitaram e levaram nessa rejeição consigo o povo. Aqueles que acreditaram nas palavras de Jesus eram hostilizados. "Quanto a esta plebe que nada sabe da Lei, é maldita", diziam os principais dos sacerdotes (João 7:49). Acabaram todos, líderes e plebe, matando o próprio Autor da nossa Salvação. "Crucifica-o, crucifica-o" (João 19:15), diziam a Pilatos.

Muitos, no entanto, adoraram Jesus e confiaram na mensagem da Vida Eterna. Estavam dispostos a acreditar, foram capazes de ouvir a Palavra do Cristo. O cego de nascença que lavou o rosto no Tanque de Siloé depois de tratado por Jesus respondeu corretamente à pergunta do Cristo: "Crês tu no Filho do Homem?" Então, afirmou ele: Creio Senhor; e O adorou" (João 9:36).

Os samaritanos, alertados pela mulher que encontrou Jesus no poço de Jacó, também creram. "Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. (João 4:40-42)

Muitos rejeitaram a Verdade mas há os que creram nela, conforme vários exemplos descritos nos evangelhos. Podemos rechaçar Jesus por causa do nosso orgulho e vaidade. Podemos ignorá-lo porque não queremos perder o poder que temos sobre nossas próprias vidas. E podemos fazer como muitos fizeram: seguiram Cristo por causa dos milagres e por que Ele os saciava a fome. É preciso, porém, termos capacidade para ouvir lembrando das palavras ditas pelo Senhor a Pilatos: "Todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz" (João 18:37).

E nós? Somos da Verdade ou seguiremos os passos dos que negligenciaram a mensagem, não creram nela e mataram o Salvador? De que lado estaremos?