Sobre o Amor verdadeiro

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito." 1 João 4:7-13

É comum ouvirmos falar em amor verdadeiro, como se o amor que sentimos pela esposa, pais, filhos ou alguém especial fosse um amor mentiroso, um falso amor. Afinal, qual a diferença entre o amor dito verdadeiro daquele que sentimos que temos pelos amigos e familiares?

A diferença é que o amor chamado de verdadeiro é o amor espiritual, derramado por Jesus Cristo na cruz em nosso benefício. É o amor desinteressado, gratuito, que não busca recompensas. É o avesso do amor carnal, que ama apenas os amigos ou que ama por egoísmo. Ou que se transforma em ódio, a depender dos ventos da paixão humana.

E é possível sentir o amor verdadeiro? Sim, se nascermos de Cristo, se nos tornarmos novas criaturas. Como uma herança de pai para filho,  iremos sentir e viver com o amor espiritual em substituição ao carnal. Amaremos nossos inimigos, amaremos o próximo, como na parábola do bom samaritano que desconhecia a pessoa a quem ofereceu ajuda e cuidados.

Que fique claro que não merecemos o amor espiritual e que não temos mérito algum em obtê-lo. Ele é herdado, nos é dado por Deus que amou a humanidade que o havia rejeitado. Sim, lembremos que Ele nos amou embora nós fôssemos repugnantes aos seus olhos por causa do nosso pecado.

Como diz João em sua belíssima carta, devemos fazer o mesmo que o Pai. Devemos amar como ele nos ama. Devemos amar mesmo aquelas pessoas que não merecem o nosso amor pois nós mesmos não merecíamos o amor com o qual Ele nos amou.

O que os homens chamam de amor verdadeiro não se pode comprar. Não há mágicas, receitas místicas ou algo fora da Bíblia que possa fazer com que o sintamos. Apenas o Espírito Santo o concede aos obedientes e aos que nascem não da carne e desejo humano e sim daqueles nascidos de Deus. O primeiro passo para ganhar essa maravilhosa bênção começa por negar-se a si mesmo, abandonar os próprios desejos e fazer sobretudo a vontade do Pai e não a nossa. Estaremos maduros para compreender a mensagem central do Evangelho e dar este primeiro passo em direção ao Amor espiritual? Ou preferimos nos resignar às paixões carnais e egoístas?