O Poder do Amor em Cristo

Quando chegaram ao lugar chamado "A Caveira", ali crucificaram a  Jesus e aos dois criminosos, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Depois, repartiram as vestes de Jesus, tirando a sorte" Lucas 23:33-34

Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu por nós pecadores na Cruz. No alto do Calvário, Ele pede ao Pai que perdoe os que clamaram por sua morte. Está sofrendo desde que começou seu martírio no Jardim do Getsêmani mas agora começa a agonizar com os pregos que perfuraram-lhe as extremidades do corpo.

Mesmo com tal sofrimento e incrível dor, Ele roga por aqueles que o cuspiram no rosto, que o zombaram, que o açoitaram e que articularam sua crucificação.

É difícil para nós compreendermos Jesus. Os menos esclarecidos dirão que Ele foi covarde. Há quem o qualifique como um louco. Podem pensar como os sumos sacerdotes que diziam que, se Ele fosse o Cristo, salvaria a si mesmo, depois de ter salvado outros antes.

Enquanto não compreendermos e sentirmos o Amor de Cristo não teremos a chave para entender seu gesto. Corremos o risco de fazer parte da massa ignorante e arrogante. Tudo se perderá na interpretação vã e estéril do sacrifício na cruz baseada a partir das experiências humanas. E, acima de qualquer esforço, apenas quem nasce de Deus conhece o Amor do Pai.

O problema está nisso: em ver a atitude de Jesus descrita em Lucas com as lentes da afeição natural e das paixões humanas. Esse olhar carnal não enxergará aquilo que apenas o espiritual vê e compreende. O fato é que Jesus amou seus inimigos e que o Pai amou a humanidade pecadora e desobediente enviando seu filho para nos livrar da morte eterna. Ele prova seu amor pelos homens porque Cristo foi morto sendo ainda nós pecadores (Rm 5:8). Esse amor é o verdadeiro e único modelo para a nossa salvação.

Porque Ele nos amou primeiro, devemos agora amá-lo como Ele ama. Mas jamais conseguiremos fazê-lo se não obedecermos as Palavras da Vida Eterna escritas no Novo Testamento. Consideras impossível amar o próximo e os inimigos? Acreditas ser inútil qualquer esforço neste sentido? Abandone os mitos, a idolatria e as paixões carnais. Experimente viver no Amor de Cristo e isso se tornará realidade em tua vida.