"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21

Esta semana, milhares de pessoas entregam-se aos transitórios e enganosos prazeres da carne. É a festa do Carnaval, antiga comemoração pré-cristã que sobrevive em algumas culturas, notadamente no Brasil, conhecido por ter "o mais animado" culto às obras da carne.

Na lista acima, feita por Paulo aos gálatas, vemos uma série destas obras. Quase todas podem ser relacionadas ao Carnaval. Uma festa em que costuma haver as mais diversas formas de diversão com base na entrega total das pessoas ao prazer proveniente da bebida, da comida e do sexo.

A partir deste comportamento sem freios, afinal, "é Carnaval", surgem as doenças sexualmente transmissíveis, os adultérios, os abortos, as brigas, assassinatos e os mais varidos modelos de zombaria ao que é puro e sagrado para a cultura cristã.

É curioso perceber, aliás, como a festa do Carnaval tem o mais amplo apoio do Estado e da Sociedade. Milhares de preservativos são distribuídos pelo governo para que as pessoas possam se entregar "protegidas" à imoralidade sexual de todo gênero.

Todo o aparato policial, médico e de infraestrutura urbana é oferecido para o conforto dos chamados "foliões" (palavra que deriva de folia que, por sua vez, significa "loucura"). Nada, enfim, deve atrapalhar a realização das obras da carne. A imprensa exalta os mais dissolutos e ai daqueles que se manifestarem de alguma forma críticos ao Carnaval.

Diante deste deprimente espetáculo anual que invade ruas e a mídia em geral, cuidemos para nos manter em Cristo, orando e estudando sua Palavra. Aproveitemos que é feriado para nos dedicar ao Senhor e para que estejamos fortalecidos em espírito a fim de que sejamos vitoriosos na luta contra a carne. Pois é bom lembrar que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Nota:
Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "
carne vale" dando origem ao termo "carnaval". (Fonte: Wikipedia)