O que Deus faz conosco quando O buscamos?

Para responder a essa pergunta, vamos ler os três primeiros versículos, por ora, do Salmo 40, um dos mais belos hinos de Amor ao Senhor escrito por Davi.
Logo no primeiro versículo, uma informação preciosa do salmista (a versão usada aqui é a da NVI): "Coloquei toda minha esperança no Senhor;" O salmo abre assim, com essa expressão que determinará o resto. O ponto de partida de nossa conversão a Cristo, a nossa ação em direção a Ele.

Continuando, no primeiro verso, a sequência diz: "ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro". É assim: Deus escuta nossos lamentos quando nos dirigimos a Ele com respeito e sede da sua misericórdia. Não importa o quanto pecadores somos e o quanto não merecedores somos de sua atenção. Assim como o salmista, Ele nos escutou e muda completamente nossa vida.
No verso 2, a situação do escritor: "Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num lugar seguro." Vivemos no pecado, estamos sem saída.
Todos nós que experimentamos o socorro divino somos transportados do fundo do poço e da lama e colocados em terra fime e inabalável. Deixamos situações precárias de vida, no casamento, na profissão, na relação com os filhos e nos tornamos maduros, adultos e plenamente capazes de agir mesmo em grande dificuldade. Capacidade nos dada por Ele, só por Ele.

O versículo 3: "Pôs um novo cântico em minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão e confiarão no Senhor".
Deus, na verdade, nos vira pelo avesso e muda nossa maneira de pensar e de agir. Falamos de forma diferente, aconselhamos, reagimos e explicamos as coisas como se fôssemos uma nova criatura. É um "novo cântico em nossa boca". O resultado é que muitos verão nossa mudança, ficaram intrigados e perplexos e passaram a respeitar o Senhor, confiando nesse novo testemunho.
Estes são os primeiros três versículos do Salmo 40. Que maravilhoso resumo do que Deus é capaz de fazer em nossas vidas se O buscarmos de todo o coração. Que nova disposição de vida e vida em abundância.