Relacionamento

"Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade". 1 João 1:5-6

"Aquele que diz Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele" 1 João 2:4

Hoje, assim como ontem, o homem vive enganando-se ao achar que pode ter uma comunhão com o Criador sem, no entanto, obedecê-lo e arrepender-se dos seus pecados. Trata-se de uma fé colocada mais em coisas e em algo do que propriamente no Senhor. Deus, para essas pessoas, não é Senhor. E sim um criador gentil que pode ser acionado nas dificuldades.

Não há nisso, em resumo, uma relação de pai e filhos. E sim uma relação entre um pai bondoso que pode ajudar filhos, mesmo aqueles desobedientes. Para muitas pessoas, é assim que funciona. Nas passagens acima, o apóstolo diz que aqueles que afirmam estarem andando com Deus, mas ao mesmo tempo gerando obras da carne, são falsos. Aqueles que afirmam que o conhecem mas não o obedecem são mentirosos.

Como resolver isso?

As palavras de João em sua primeira epístola são fortes. O apóstolo não encontrou qualificação mais adequada para os que dizem seguir o Criador porém sem servi-lo em obediência. Não são espirituais e vivem na carne apesar de uma certa superfície cristã. Há um verniz de fé. Mas uma fé conveniente as suas pretensões carnais. O fato: as pessoas, ao agirem assim, zombam de Deus. Mentem.

Deus é luz e se andarmos com Ele andaremos na luz. Para ter a verdadeira comunhão com Ele precisamos andar na luz. Os que vivem nas coisas do mundo andam em trevas e não podem estar na luz. Nosso problema está em tentarmos uma conciliação entre trevas e luz. Precisamos resolver o problema tomando uma decisão. Ou vivemos nas trevas ou em comunhão com Cristo, em obediência a Ele e servindo-O.

Sobre Kate e William

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" Gênesis 2:24

"Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido e que o marido não se aparte da sua mulher" 1 Coríntios 7:10

"Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" 1 Coríntios 7:2

"E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes" Romanos 1:28

Talvez a mais importante mensagem advinda da união do príncipe William com Kate Midleton não esteja no vestido da noiva, na imponência da cerimônia na abadia de Westminster ou na pompa dos cavalos, carruagens e convidados do casamento visto por mais de dois bilhões de espectadores em todo o mundo.

A mensagem que prevalece ou que deveria predominar é a da beleza da união entre homem e mulher, uma união determinada por Deus.

Sabemos que os noivos não seguem a Cristo. Moram juntos há quatro anos, diz a mídia. Infelizmente, a monarquia inglesa sucumbiu ao pecado há muito tempo. Nada garantirá que William evite os passos do pai, adúltero ou da mãe, igualmente infiel.

Mas nessa confusão toda, resplandece a instituição do casamento. O casal, em certa medida, ao formalizar a união, enquadra-se nos preceitos do Senhor. Resta-nos orar para que ambos convertam-se ao Cristo e tornem-se exemplo para milhares de fãs em todo o mundo.

Seja numa pequena Igreja ou no entorno do Palácio de Buckingham, um casamento é algo maravilhoso e deve ser louvado. O problema é que os seres humanos o transformaram numa banalidade e muitas são as pessoas que vão ao altar já cogitando separar-se.

É essa frivolidade do mundo que empobrece as relações, afastando maridos e esposas de Deus. O casamento, porém, é uma decisão amparada pelo Senhor e deve ser realizado uma só vez pois ambos se tornarão uma só carne.

Pessoas que casam várias vezes estão zombando de Deus. Pessoas que vivem como cônjuges porém solteiros, igualmente aborrecem o Senhor.

Oremos para que o casamento e o que ele representa para a vida de serviço a Cristo continue sendo maior que o mundo atolado em pecado.

Desenvolvimento do corpo

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função." (Efésios 4:15,16)

Podemos entender alguns pontos importantes deste versículo:

1. Crescer em Cristo seguindo a verdade em amor. Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). Só há crescimento em Cristo com conhecimento, claro, de Cristo, e prática. Quem não conhece não sabe como praticar; quem conhece o que Deus quer e não pratica está em pior situação (2 Pedro 2:21).

2. Todo corpo ajustado e unido. Não basta apenas estar unido, mas ajustado à vontade de Deus. Qualquer igreja unida mas fora da Palavra não tem comunhão com Deus (2 João 9). Várias partes ajudam a ajustar o corpo, não é a função apenas de um.

3. Edifica-se a si mesmo em amor. Quando cada parte faz a sua função. Se um olho não faz o que tem de fazer prejudica o corpo todo. Quando um membro não busca desenvolver o corpo, a igreja, esta perde muito. Um precisa do outro. Não vá a igreja apenas querendo receber, isto é portar-se como um membro amputado que não tem responsabilidade nenhuma com o corpo, além de ser um tremendo egoísmo.