Um versículo, três aspirações.

"Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado" (Romanos 6:6)


O que significa para nós a morte de Jesus Cristo na Cruz? Em sua carta aos Romanos, Paulo indica que: 1) A Cruz representa a morte de quem éramos antes da conversão. Ao abandonar o pecado e viver em Cristo, cumprimos a morte do "velho homem" pregado com Cristo no madeiro. 2) O corpo do pecado, pelo qual nos afastamos de Deus com nosso comportamento afrontoso às suas leis é destruído. O termo, em grego, significa torná-lo inativo. É como se os desejos do corpo e sua insaciabilidade por sexo, álcool, comida, drogas, etc, etc, ficassem amortecidos, destituídos de poder. Com a ajuda do Espírito Santo (Rm 8:13), o Cristão não têm dificuldades para manter o corpo do pecado sob controle. 3) Na última parte do versículo, Paulo avisa que a Cruz nos tira da escravidão do pecado. A morte de Cristo nos faz trocar de senhores: sai o Mundo e entra o Senhor. Tornamo-nos escravos de Deus. Passamos a obedecer somente a Ele e a antiga escravidão ao pecado é abolida com o corpo massacrado e o sangue derramado do Cristo.

Precisamos ter como alvo essas aspirações. Abandonar o velho homem, tornar inativo o corpo do pecado e servir a Deus, livrando-nos do terrível jugo de um senhor que nos leva à morte espiritual e abraçando aquele que nos dá vida e vida em abundância.