O que eu posso dar a Deus que vai agradá-lO?

Suponha que eu tivesse um filho e mandasse que fosse até o supermercado comprar um quilo de carne para a familia, então sem saber exatamente o preço do quilo, desse a ele um cheque em branco para ele comprar a carne e colocar o correspondente valor, então caminhando ele pelo até o local visse uma linda churrasqueira, elétrica, rotativa, e pensasse: "Se meu pai vai ficar contente com a carne, imagina seu eu troxer junto com ela a churrasqueira!" e comprasse e trouxesse para mim. Qual seria minha reação? Ficaria desapontado. Obviamente na visão do meu filho ele fez algo muito bom, no entanto o ato dele além de não fazer exatamente o que eu disse complicou o orçamento familiar daquele mês.

A mesma coisa acontece hoje em dia em relação a Deus. Ele revelou tudo o que Ele quer de nós nas Escrituras, e o que não está revelado não cabe a nós (Deuteronômio 29:29). Mas muitas vezes as pessoas querem dar "churrasqueiras" a Deus, talvez por não conhecer a Sua Palavra (Salmo 119:11), ou por achar que o homem pode surpreender a Deus (Lucas 17:10). No entanto as palavras de Deus ditas pelo juiz Samuel ecoam com verdadeira sabedoria: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros." (1 Samuel 15:22).

Então como podemos agradar a Deus? Devemos conhecer a Lei de Cristo (Gálatas 6:2; 1 Coríntios 9:21) revelada por Deus no Novo Testmento (1 Corítios 14:37) e apenas obedecer, nem dimiuindo, nem ofercendo "churrasqueiras" - "Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o filho" (2 João 9, veja também 1 Coríntios 4:6).

Qualquer coisa que façamos para Deus devemos ter certeza que Ele requereu isso na Nova Aliança, o Novo Testamento de Jesus Cristo. Não adianta estar na antiga lei, o Velho Testamento que não está mais em vigor, pois como diz Hebreus 8:13 - "Quando ele diz Nova, torna antiguada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiguado e envelhecido está prestes a desaparecer" e Gálatas 3:24,25 - "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos mais subordinados ao aio".

Tudo que fizermos, tenhamos certeza que Deus requereu na Nova Aliança, caso contrário é o mesmo que desobediência ou oferta de "churrasqueiras"! Que Deus nos ajude a obedecer mais!