É preciso refletir sobre o sofrimento de Cristo

"Os homens que estavam guardando a Jesus, zombavam dele e o maltratavam. Vendavam-lhe os olhos e perguntavam: Adivinha quem foi que te bateu? E proferiam muitas outras injúrias contra ele" Lucas 22:63-65

"Batiam-lhe na cabeça com uma vara, cuspiam nele e curvavam o joelho para reverenciá-lo"
Marcos 15:19

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca"
Isaías 53:7

Quando eu era mais novo, não gostava da imagem da Cruz e pendurado nela, o Cristo. Eu desconhecia a mensagem do padecimento e morte de Jesus. Ignorava a magnitude do fato mais importante da história da humanidade com efeito direto sobre meu futuro após a morte.

Eu não estava sozinho ao desprezar a Cruz. Até hoje, ela é rejeitada e a imagem de Cristo pregado no madeiro é motivo de escândalo para os homens. Há quem queira removê-la das paredes em edifícios e salas da administração pública sob a alegação de que o Estado não pode homenagear o Salvador. Que isso fique escondido ou restrito às casas dos crentes.

Eu não tenho imagens de Jesus na Cruz nem pretendo tê-la em minha casa. Mas eu gosto muito de pensar no seu sofrimento, de ler os relatos nos evangelhos que contam seu martírio e as humilhações pelas quais ele passou. Ao contrário do passado, me comprazo, no sentido em que me dá uma alegria reverente rememorar esse sofrimento, vivido em meu favor. Não gosto de ficar muito tempo sem meditar nisso e penso como eu gostaria de poder abraçá-lo e de agradecê-lo por tudo o que ele sofreu.

O verdadeiro cristão deve meditar sobre as feridas abertas no corpo do Nosso Senhor. Deve recordar as aflições pelas quais ele passou. Deve lembrar permanentemente das pessoas que o humilharam. Não podemos esquecer que Jesus foi entregue ao pior tipo de gente que havia em seu redor. Sacerdotes, homens da Lei, soldados e autoridades absolutamente alheias a sua mensagem e insensíveis as suas dores. Gente de coração duríssimo que mereceria seu desprezo e castigo.

Cuspiram-lhe e deram-lhe bofetadas em seu rosto. Zombaram e agrediram um homem indefeso, quase nu diante de seus escarnecedores.

Mas a eles e a todos submeteu-se o Cristo sem reclamar. E o fez porque foi obediente ao Pai e por amor de nós. Apesar do maravilhoso gesto, continuamos nossas vidas egoístas sem qualquer sentimento mais profundo de gratidão para com Nosso Senhor.

Preferimos nos preocupar com o "futuro do planeta". Discutimos o Código Florestal. Nos causa ansiedade o consumo excessivo dos bens naturais da terra. Estamos mais sensíveis à ecologia do que com a perspectiva da Vida Eterna com o Pai. Isso quando não estamos preocupados em esconder a Cruz, em rejeitá-la, em ignorá-la, em zombar dela. Esse comportamento matará definitivamente a muitos.

É preciso refletir, portanto, sobre o sofrimento de Cristo, antes de mais nada. Esse deve ser o pensamento preponderante em nossas vidas, além de servi-Lo em obediência. Discípulos fiéis não ignoram a morte de Jesus na Cruz. vão muito além de tornar isso um mero adorno em suas vidas.