Hebreus 12

Listamos abaixo duas versões para os versos 1 e 2 do capítulo 12 da carta aos Hebreus. Logo em seguida, oferecemos um comentário a respeito do que o autor escreve aqui.

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está sentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12: 1-2)

A versão acima é a da Revista e Atualizada. Segue abaixo a da Revista e Corrigida que diz:

"Portanto, nós também que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:1-2)

Nestes dois versículos, palavras de encorajamento tendo como alvo o exemplo do Cristo a ser imitado. Pois, também como nós, teve o pecado a rondá-lo em sua passagem pela Terra, foi provado na carne e por Satanás, porém mantendo-se imaculado e obediente ao Pai. Jesus é o nosso principal modelo moral, de conduta, de vida, de tudo.

No versículo 1, uma constatação: o pecado nos ronda, nos assedia, nos constrange sem tréguas. A solução: a carreira em direção ao nosso alvo, o Cristo Crucificado, proposta por Ele mesmo, o autor e consumador da fé.

No versículo 2, Ele novamente, suportando a Cruz e as humilhações, não fez caso das ignomínias que sofreu, sabendo que era odiado sem motivos. Tendo tudo passado em nosso favor, levando consigo para o madeiro os nossos pecados e culpas.

Que versículos encorajadores. Que exemplo a ser observado diariamente em nossa luta contra o pecado, a fantasia, a fuga das responsabilidades, as terras distantes. Que exemplo a tantos filhos pródigos que trocaram a casa segura da fé pela estrada do pecado. Que Hebreus 12 esteja sempre a nos aconselhar.

Um Homem Que Enfrentou Uma Multidão

(2 Crônicas 18:3-14 NVI)

Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra". Mas acrescentou: "Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor".

Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: "Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois Deus a entregará nas mãos do rei".

- Perceba a quantidade de profetas anunciado mentiras. Imagine o contexto - 400 profetas anunciando enganosamente, seja consciente ou não, uma suposta mensagem de Deus. Este trecho mostra que é possível a maioria religiosa estar profetizando mentiras.

Josafá, porém, perguntou: "Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar?"

O rei de Israel respondeu a Josafá: "Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu.

- Contrastando com aquela enorme multidão de "profetas", veja a quantidade de profetas "do Senhor". Nesta situação, a proporção era de 400 por 1. Um só homem estava "em nome do Senhor" enquanto os outros profetizavam enganos. Isso mostra, e muitas outra passagens nas Escrituras, que é bem possível que os profetas que falam em nome do Senhor serem minoria. Não devemos nos espantar em ver que a multidão religiosa ao nosso redor está proclamando mentiras, pois como essa passagem evidencia, isto é bastante possível. Outra ponto a ressaltar é que este Um foi odiado. Poderíamos imaginar que por ser raro alguém que falasse a Verdade de Deus ele seria amado e prestigiado por todos, mas o que se viu foi outra coisa - ódio. Era odiado porque "nunca profetiza coisas boas... mas sempre coisas ruins". Isso ainda é muito comum hoje, não devemos nos enganar. Muitos "religiosos" hoje se opoem fortemente quando se tenta pregar a Palavra.

Então o rei de Israel chamou um dos seus oficiais e disse: "Traga Micaías, filho de Inlá, imediatamente".

Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles.

E Zedequias, filho de Quenaaná, tinha feito chifres de ferro, e declarou: "Assim diz o Senhor: ‘Com estes chifres tu ferirás os arameus até que sejam destruídos’ ".

- Olha a audácia do mentiroso! Teve todo o trabalho de fundir o metal e fazer chifres de ferro para dar um "ar" de autoridade às suas mentiras. Não devemos nos surpreender se muitos mentirosos hoje em dia fazerem shows e prodígios afim de impressionar e tornar as mentiras deles mais aceitáveis.

Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: "Ataca Ramote-Gileade, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".

- Que situação! Um bando de profetas enganados e enganando. Nunca é demais frisar que nem sempre a maioria está certa, especialmente se tratando de assuntos espirituais. E certamente neste caso "a voz do povo não era a voz de Deus". Observando isto, devemos estar alertas, pois isso certamente pode estar acontecendo hoje.

O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: "Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável".

Micaías, porém, disse: "Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o meu Deus mandar".

-Pressão. Imagina a pressão que este profeta estava lidando. Todos os "religiosos" estavam dizendo uma coisa. O Rei queria ouvir esta mesma coisa. O mensageiro advertiu com um tom ameçador a que "sua palavra também deve ser favorável". E agora? O que fazer? Este homem é admirável pelo que ele disse em seguida: "Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o meu Deus mandar". É isso que fazemos quando vamos proclamar a Palavra de Deus nesse mundo apóstata? Ou é mais fácil ficar calado e deixar as pessoas insultar a Deus e blasfemar a sua Palavra? Para se manter firme é preciso coragem. É preciso convicção naquilo que acreditamos, caso contrário nunca brilharemos como luz nesse mundo tenebroso, sendo sempre uma estrela meio apagada, apática. Deus não nos chamou para isso!


Consequências (v. 23 e 26)

Então Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se, deu um tapa no rosto de Micaías e perguntou: "Por qual caminho foi o espírito da parte do Senhor, quando saiu de mim para falar a você?"

- Zombaria. Perseguição. Hostilidade. Da mesma forma que o "profeta" da época reagiu a Micaías, não devemos pensar que as pessoas vá nos aplaudir quando isso ocorrer. Ele não foi aplaudido, mas foi tratado com hostilidade. Demos estar preparados para a rejeição. Se entrarmos neste caminho buscando aprovação das pessoas, certamente ou vamos deixar de proclamar a Verdade e passar aos enganos, ou vamos abandonar a fé. Da mesma forma que a elite religiosa reagiu a Micaías, a Jesus, os apóstolos e etc. é bastantíssimo provável que vá reagir ao discípulo fiel da mesma forma nos dias de hoje.

e digam: Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança".

- Agressão. Hostilidade. Veja como trataram Micaías. Lembre-se de como trataram Jesus. Veja como trataram Paulo, Pedro, Estevão, Tiago e demais cristãos. Talvez hoje não haja tanta violência física, mas há psicológica, social e etc. Muitas rejeições e zombarias na vida virão por sermos seguidores de Cristo. Não devemos nos enganar, e muito menos desanimar!


Conclusão:

- A maioria dos religiosos falavam mentira. Será que não está ocorrendo hoje? Cuidado com a elite religiosa.

- Um só estava "pelo Senho". Veja a grande desproporção: 400 por 1. Não estou dizendo que isso é uma fórmula, mas sim um sinal de quão grande é a diferença entre os profetas que falam a verdade e os que falam mentiras. Não são todos os que entram pelo Caminho Estreito, devemos esperar que seja minoria mesmo.

- Foi preciso coragem e convicção para falar a Verdade.

- Micaías foi odiado e impopular. Acredite que isto certamente acontece hoje.

- Houve hostilidade. Quantas vezes já fomos menosprezados ou zombados por causa da nossa fé?

Bom, como Jesus disse: "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo" (Marcos 13:13)
 
Estejamos alertas!