O homem tem algum tipo de participação na própria salvação ou a predestinação é que faz esta escolha?

Temos o livre arbítrio ou fomos já programados para amar ou odiar?Teria Cristo morrido somente para um grupo seleto de "predestinados" não dando a possibilidade para mais ninguém crer nele, ou Ele deu esta possibilidade para todos que ouvissem a Sua mensagem?Considere o que o próprio Deus disse: "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que todos se convertam dos seus caminhos, e vivam?" (Ezequiel 18:23)

Há incontáveis ensinamentos nas Escrituras que mostram a participação do homem como condição para uma comunhão com o SENHOR. E no Novo Testamento, quando Cristo ensinava sobre a questão do casamento, Ele deixou um ensinamento importante na perspectiva de condições humanas para se herdar o reino. Disse Jesus: "Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o." (Mateus 19:12)


As condições impostas aos homens

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda" (João 15:1,2). É incontestável a participação do homem na condição de permanecer em Cristo. Se nós aceitamos as condições dele, produziremos bons frutos, e ele nos purificará, MAS, se estando nele (crendo), não produzirmos nada, nenhum fruto do caráter de Cristo, certamente seremos cortados.

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim(condição), e eu permanecerei em vós(resultado). Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se(novamente condição) não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim" (João 15:3,4). Deus não desperdiça palavras, se Ele não cansou de dar avisos quanto à nossa conduta, por que perderia este tempo se já tivesse simplesmente programado todos os que já nasceriam salvos e os que já nasceriam condenados?

Deixar de anunciar o evangelho é a principal consequência da ideia de predestinação universal, pois, se então vemos alguém que não crê em Cristo, simplesmente poderemos aceitar que este não é um "predestinado" e não temos nenhuma responsabilidade nem culpa nisso. Porém, não é isto que aprendemos das Escrituras.

E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: "O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios" (Atos 18:6).

Certamente homens foram escolhidos por Deus para cumprirem seu propósito aqui na terra - vide João batista e tantos outros - e hoje, temos o benefício de colher os frutos destes, ou de qualquer outro que o Senhor chamar - Deus o sabe - porém, não temos o direito de limitar a graça de Cristo, porque Deus amou o mundo (não somente o "mundo dos predestinados" como afirma aquele pregador), e se não tivesse amado a todos, talvez nós mesmos jamais teríamos a chance de conhecer este amor. Deus amou o mundo e Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

O mundo nos oferece o caminho largo que nos leva à perdição, porém Cristo ofereceu o caminho estreito que leva à vida, contudo, devemos escolher entre o que nos agrada e o que agrada ao Senhor. O fato de Deus já conhecer o futuro, não tira a nossa responsabilidade nesta escolha - a onisciência dele não anula o nosso livre arbítrio - Os desígnios de Deus não são limitados à mente humana, e quando não respeitamos isto, tropeçamos em nossos próprios raciocínios.

Asafe, o salmista, quase caiu neste engano: "Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado. Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos. Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim" (Salmo 73:14-16).

"O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:33-36)

Estes grandes sábios, teólogos, doutores em hermenêuticas, homiléticas e das ciências etimológicas, que insinuam revelar a mente de Deus, deveriam ouvir o que o próprio SENHOR falou para aquele que Ele mesmo declarou como um justo no meio dos homens:

"Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me responderás. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento." (Jó 38:1-4)

Vamos cumprir a Palavra e aceitar todas as coisas que nos foram entregues, para o nosso próprio bem.

"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue, e como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:14-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário