Relacionamento

"Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade". 1 João 1:5-6

"Aquele que diz Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele" 1 João 2:4

Hoje, assim como ontem, o homem vive enganando-se ao achar que pode ter uma comunhão com o Criador sem, no entanto, obedecê-lo e arrepender-se dos seus pecados. Trata-se de uma fé colocada mais em coisas e em algo do que propriamente no Senhor. Deus, para essas pessoas, não é Senhor. E sim um criador gentil que pode ser acionado nas dificuldades.

Não há nisso, em resumo, uma relação de pai e filhos. E sim uma relação entre um pai bondoso que pode ajudar filhos, mesmo aqueles desobedientes. Para muitas pessoas, é assim que funciona. Nas passagens acima, o apóstolo diz que aqueles que afirmam estarem andando com Deus, mas ao mesmo tempo gerando obras da carne, são falsos. Aqueles que afirmam que o conhecem mas não o obedecem são mentirosos.

Como resolver isso?

As palavras de João em sua primeira epístola são fortes. O apóstolo não encontrou qualificação mais adequada para os que dizem seguir o Criador porém sem servi-lo em obediência. Não são espirituais e vivem na carne apesar de uma certa superfície cristã. Há um verniz de fé. Mas uma fé conveniente as suas pretensões carnais. O fato: as pessoas, ao agirem assim, zombam de Deus. Mentem.

Deus é luz e se andarmos com Ele andaremos na luz. Para ter a verdadeira comunhão com Ele precisamos andar na luz. Os que vivem nas coisas do mundo andam em trevas e não podem estar na luz. Nosso problema está em tentarmos uma conciliação entre trevas e luz. Precisamos resolver o problema tomando uma decisão. Ou vivemos nas trevas ou em comunhão com Cristo, em obediência a Ele e servindo-O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário