Hebreus 12

Listamos abaixo duas versões para os versos 1 e 2 do capítulo 12 da carta aos Hebreus. Logo em seguida, oferecemos um comentário a respeito do que o autor escreve aqui.

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está sentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12: 1-2)

A versão acima é a da Revista e Atualizada. Segue abaixo a da Revista e Corrigida que diz:

"Portanto, nós também que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:1-2)

Nestes dois versículos, palavras de encorajamento tendo como alvo o exemplo do Cristo a ser imitado. Pois, também como nós, teve o pecado a rondá-lo em sua passagem pela Terra, foi provado na carne e por Satanás, porém mantendo-se imaculado e obediente ao Pai. Jesus é o nosso principal modelo moral, de conduta, de vida, de tudo.

No versículo 1, uma constatação: o pecado nos ronda, nos assedia, nos constrange sem tréguas. A solução: a carreira em direção ao nosso alvo, o Cristo Crucificado, proposta por Ele mesmo, o autor e consumador da fé.

No versículo 2, Ele novamente, suportando a Cruz e as humilhações, não fez caso das ignomínias que sofreu, sabendo que era odiado sem motivos. Tendo tudo passado em nosso favor, levando consigo para o madeiro os nossos pecados e culpas.

Que versículos encorajadores. Que exemplo a ser observado diariamente em nossa luta contra o pecado, a fantasia, a fuga das responsabilidades, as terras distantes. Que exemplo a tantos filhos pródigos que trocaram a casa segura da fé pela estrada do pecado. Que Hebreus 12 esteja sempre a nos aconselhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário