Sede santos, porque eu sou santo, diz o Senhor

"Não pretendo dizer que já alcancei a meta e cheguei à perfeição. Mas eu corro para alcançá-la uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, consciente de não tê-la conquistado ainda, só procuro uma coisa: esquecendo o que fica para trás, lanço-me em perseguição do que fica para frente. Corro para a meta, para o prêmio celeste, para Deus que nos chama em Cristo Jesus." Filipenses 3:12-13

Qual a meta da maioria das pessoas: ser feliz? Ter um bom emprego? Ter o reconhecimento das pessoas de que somos inteligentes e competentes? Uma viagem à Índia para uma temporada espiritual? Quem sabe a compra de um apartamento em que poderemos decorá-lo para exibi-lo às pessoas que nos visitam...Isso tudo podemos ter. Mas há, porém, uma meta superior e a única pela qual vale a pena viver correndo atrás: a nossa santificação, a nossa separação da corrupção do mundo. Afinal, "sede santos porque eu sou santo diz o Senhor" (1 Pedro 1:16).

Acontece que para boa parte da humanidade essa meta sequer é reconhecível como meta. Primeiro é preciso "negar-se a si mesmo", fraturar o Ego para que nossas aspirações mudem de tom. Porque o modo natural do nosso comportamento é: "primeiro eu, segundo eu e depois eu". Precisamos viver sob outra oração: "Primeiro Deus, segundo Deus e depois Deus". Sem essa transformação, continuaremos ambicionando bens, perseguindo a frivolidade e os prazeres transitórios porque, afinal, "primeiro eu, segundo eu e depois eu".

Por isso a Vida Eterna é motivo de chacota para as pessoas. Elas não conseguem entendê-la como Alvo porque não servem ao Senhor e sim a si mesmos. Daí as coisas do mundo terem tanta importância para elas e daí seres humanos serem transformados em "mestres", em "gênios" numa mútua adulação permanente em que os egoísmos são exaltados ao invés de reprimidos.

Qual a meta você prefere perseguir? A que acaba por te exaltar ou a que exalta o Criador?

Um comentário:

  1. Num retiro que participei, todos os encontristas receberam uma passagem bíblica da qual deveríamos (devemos) vivê-la em nossas vidas, e a minha mensagem possuía exatamente esse trecho "corro para a meta, para o prêmio celeste[...]", e este texto do blog me ajudou muito a entender melhor o que Deus quer traçar na minha vida. Muito obrigada e que Deus ilumine sempre o belo e verdadeiro trabalho de todo essa equipe. Paz e bem =)

    ResponderExcluir